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quarta-feira, 9 de outubro de 2013

domingo, 6 de outubro de 2013

PAS PROPOSTA

                                                                  
                                                                                    
                                                    ESPETÁCULO

                                                             
INTRODUÇÃO
O espetáculo PAS(SEI) é destinado aos alunos do ensino médio. Trata-se de uma montagem cênica realizada a partir das obras dramáticas do Programa de Avaliação Seriada - PAS 1, 2 e 3 da UNB - Universidade de Brasília.
As principais obras literárias são:
·        PAS 1 – Antígona de Sófocles
·        PAS 2 – Otelo, o mouro de Veneza de William Shakespeare
·        PAS 3 – Campeões do Mundo de Dias Gomes


JUSTIFICATIVA
Por quase não haver oferta de produtos culturais que tratem das obras referências do PAS.

O espetáculo tem como objetivo facilitar o acesso dos estudantes ao conteúdo programático determinado no PAS, e por desdobramento aos conteúdos do ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio e dos vestibulares. A proposta é oportunizar para os estudantes o acesso ao espetáculo PAS(SEI) e assim complementar a ação pedagógica desenvolvida em sala de aula.

Além das características fundamentais para o entendimento do conteúdo programático das Artes Cênicas, o espetáculo tem uma encenação concebida a partir de uma forma teatral aberta, uma forma poética que estabelece a leitura relacional e o diálogo entre todos os envolvidos no jogo cênico (atores e público). Deste modo o aluno participa ativamente do espetáculo e dialoga com os atores durante o espetáculo tornando a experiência mais rica e estimulante. Para fortalecer este relacionamento entre atores e plateia, será levado em conta o perfil do público, que vive momentos de grandes transformações individuais e sociais e as implicações que isto acarreta.



APRESENTAÇÃO

As obras literárias listadas no PAS abordam diversos assuntos que envolvem aspectos existenciais, éticos e afetivos que devem ser vistos no contexto da adolescência, fase que traz uma série de transformações anatômicas, fisiológicas e psicológicas com repercussão na forma de se perceber uma nova constituição comportamental. Assim, o espetáculo PAS(SEI) propõe um ‘passeio’ pelas obras com o foco orientado para o diálogo com os jovens sobre a qualidade e o contexto das relações na adolescência e das práticas cotidianas ligadas à sociedade.

A montagem do espetáculo PAS(SEI) leva em consideração as características do teatro grego, do teatro medieval religioso, do teatro inglês/elisabetano, do teatro épico e do teatro moderno brasileiro. Além destes aspectos relacionados a estes períodos, a montagem ainda utiliza a linguagem do circo, da música e da dança.

AS OBRAS LITERÁRIAS

Antígona
A obra Antígona de Sófocles é uma referência para compreender o homem contemporâneo a partir das referências da tragédia grega que demarcou o processo civilizatório do mundo ocidental, o que era ser ‘cidadão’ do século V a.C. e o que é ser cidadão do século XXI. Podemos perceber certo despertar para as questões que envolvem o estar no mundo e ao mesmo tempo as questões que envolvem o si mesmo. Portanto, a partir desta obra, pode-se mostrar que o homem contemporâneo é plenamente responsável pelos seus próprios atos na interlocução com o outro e na sua relação política com a cidade.

Otelo, o mouro de Veneza
Já a obra Otelo, o mouro de Veneza nos permite extrapolar os conceitos a partir do conhecimento e da ignorância sobre fatos que nos diz respeito. Shakespeare, do mesmo modo que Machado de Assis, explora o universo entre o mundo da aparência e o mundo oculto, e assim expõem as fraquezas humanas. O que sabemos? O que ignoramos? É preciso conhecer todas as coisas? Como é possível uma pessoa afetar a vida de uma outra a partir dos seus pontos fracos? Como explorar a vulnerabilidade humana? Como recontar as velhas histórias de amor e traição? Como podemos repensar a honra e a fidelidade nos dias atuais? A obra Otelo é um convite a um mergulho no universo da psicologia e do indivíduo.



Campeões do Mundo
Neste contexto, vários grupos levantaram a voz contra a mão pesada dos militares: o Arena, o Oficina, o Opinião, entre outros. Em 1980, logo após a Anistia permitir a volta dos exilados políticos, o dramaturgo Dias Gomes fez um panorama dos anos da ditadura no nosso país. A partir de um fato, o sequestro de um embaixador, ele faz uma análise do comportamento político dos brasileiros. Neste caso, vale a pena fazer a reflexão sobre como o teatro pode ser um veículo de protesto e transformação cultural. A peça Campeões do Mundo é uma obra que tem estrutura épica e apresenta a relação dos indivíduos com os poderes constituídos.


OBRAS MUSICAIS E CINEMATOGRÁFICAS
Além das obras literárias, o espetáculo utiliza de modo efetivo, as músicas e os filmes que fazem parte das referências do PAS.

Obras musicais:

  • A Ópera do Malandro de Chico Buarque; "Uma canção desnaturada", "Palavra de mulher", "Aquela mulher", e "Las muchachas de Copacabana"
  • Subida do Morro de Moreira da Silva
  • Você não soube me amar da Blitz
  • Quereres de Caetano Veloso
  • Billie Jean de Michael Jackson
  • Matança, de Jatobá, cantada por Xangai
  • Fado Tropical de Chico Buarque
  • Brasil com P de GOG
  • Primavera de Vivaldi
  • Vida Loka Parte II de Racionais MC
  • Camaro Amarelo de Munhoz e Mariano
  • Cuitelinho (domínio público) na versão de Pena Branca e Xavantinho
  • I Ching de Uakti
  • Choros 10 – Rasga coração de Villa-Lobos
  • Kyrie Missa Papae Marcelli de Palestrina
  • Infortúnio de Arrigo Barnabé; Manifestações culturais populares dos festejos de Congada e Catira do Centro Oeste; entre outras referências.

A partir de filmes que estabelecem uma comunicação típica com os adolescentes, podemos observar alguns questionamentos que os jovens fazem das situações-limite existenciais pelas quais passam as personagens nos filmes:


  • Atlântico negro na rota dos Orixás de Renato Barbieri
  • Pro dia nascer feliz de João Jardim
  • Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de cá de Silvio Tendler
  • Nós que aqui estamos por vós esperamos de Marcelo Masagão
  • Estamira de Marcos Prado
  • Quem são eles? (Índios no Brasil) do Ministério da Educação
  • Quanto vale ou é por quilo de Sérgio Bianchi
  • Invasores ou excluídos de Cesar Mendes e Dulcídio Siqueira e Universidade de Brasília.


Direção
Márcio Menezes é formado em Interpretação Teatral pelo CEN/IdA/UnB e Mestre em Teatro, Drama e Educação pela Universidade de Brasília onde defendeu a dissertação Dramaturgia Aberta – Dispositivo Abertura e Participação.

Fundou a Cooperativa Brasiliense de Teatro e coordenou o projeto Teatro em Movimento de 2003 a 2007, cujo objetivo era fomentar a circulação de espetáculos teatrais nas cidades do DF e Entorno e, simultaneamente, oferecer oficinas montagens gratuitamente para as comunidades que recebiam a circulação.


É professor de Artes Cênicas no ensino médio desde 2003. È diretor, ator e professor e atua profissionalmente na área de teatro-educação desde 1995, com destaque para os projetos realizados pela Cia. Piramundo (1997/2005):

         programa de Educação de Trânsito do Detran-DF, realizado entre os anos de 1995 a 1998. Neste período foram desenvolvidos três espetáculos para as seguintes faixas etárias: de 4 a 8 anos (Uni-duni-tê o agente é você), de 8 a 12 anos (Quem viu a via?) e de 12 a 18 anos (Rock Colisão Show).
         projeto Museu Vivo da CAIXA, realizado de 1999 a 2001, com o objetivo de transmitir e divulgar os serviços que o banco oferece à população através do espetáculo Caixa de Surpresas. A partir de uma visão histórica da instituição, do país e da nossa música popular o projeto promovia a visitação dos estudantes do ensino médio e fundamental ao museu da CAIXA;
         projeto O auto do julgamento: a chegada de Marculino ao Purgatório realizado em parceria com o Ministério da Saúde - Coordenação Nacional de DST/Aids entre os anos de 2002 a 2005 com o objetivo de promover saúde sexual preventiva entre os jovens do ensino médio.

A partir de 2005, Márcio Menezes dedica-se a aprofundar a pesquisa sobre a Dramaturgia Aberta. Desde então, contou com o fundamental apoio dos seguintes coletivos teatrais:

         Cia. Italiana de Teatro Ladrão (2005/2012)
         Andaime Cia de Teatro (2008/2012)
         Teatro Tombado (2011/2012)
         Grupo dos Homens (2006/2009)

Atualmente a Dramaturgia Aberta é o diferencial do seu trabalho artístico, sendo os resultados mais expressivos as montagens dos espetáculos:

         Para onde vão os trens?
         Serpentes Que Fumam
         Viração
         Casa de Bonecas – servido por homens
         Com que roupa?

Elenco
ABAETÊ QUEIROZ é fundador e professor da Oficina Circo Íntimo, fundada em 2001. Iniciou sua carreira em 1995 e já trabalhou com inúmeros diretores e atores da cidade, dentre eles Hugo Rodas, Humberto Pedrancini e a Cia de Comédia Os Melhores do Mundo. No seu currículo já constam mais de 40 espetáculos como ator e diretor, mais de 50 como iluminador, mais de 30 propagandas publicitários, 5 filmes longa metragem e algumas participações na Rede Globo.
ANDRÉ REIS iniciou sua carreira em 2001. Já trabalhou com inúmeros diretores e atores da cidade, dentre eles Os irmão Guimarães, Humberto Pedrancini e a companhia Hierofante cia de teatro. No seu curriculo já constam mais de 50 espetáculos como ator e coreografo.São quatrolonga- metragens e quatro curta  - metragens. Viajou para África, New York, Milão e Huesca, todos em festivais apresentando espetáculos e filmes.
EDU MORAES  ator e músico. Sua carreira teve início em 1995 nos musicais de Deto e Oswaldo Montenegro. Daquela época até hoje são 20 espetáculos teatrais, 14 filmes incluindo Billy Big de Zé Eduardo Belmonte e Somos Tão Jovens de Antonio Carlos Fontoura e mais de 40 campanhas publicitarias. Participou de produtos da Central Globo de Produções. Foi premiado nos festivais: 1998, Sesc Esquete Show melhor cena com o Grupo Anônimos da Silva, 2005 melhor ator no Festival de Curtas Taguari e Festival de Curtas de Juiz de fora com o filme Sequestramos Algusto Cesar, 2008 melhor ator coadjuvante no Cine PE com filme Simples Mortais de Mauro Giuntini.
JULIANA DRUMMOND, 36 anos é atriz profissional há 18 anos. Começou sua carreira com o teatro musical de Oswaldo e Deto Montenegro trabalhando para eles durante 8 anos. No teatro possui um repertório extenso de montagens e muitas delas com grandes nomes como Cauã Reymond, Andréa Veiga, Juliano Cazarré, Marisol Ribeiro, Virgínia Cavendish, Marat Descartes, Robson Nunes e Roberto Bomtempo. No cinema trabalhou com os diretores Murilo Salles, Jimi Figueiredo, André Carvalheira, Bruno Torres, Mauro Giuntini e está rodando seu 4° longa. É apresentadora oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Na televisão já fez mais de 50 campanhas.
LÍVIA BENNET é atriz formada pela faculdade de artes Dulcina de Moraes.  De 2010 a 2012 fez parte da equipe de professores de Corpo da mesma. Especializou-se em Educação Física Escolar pela Faculdade Alvorada. Iniciou sua carreira artística na área de dança em 1989. Fundou a “Trupe de Argonautas” em 2005 onde atua como atriz, bailarina, coreógrafa e também diretora. Desde 2000 integra o Núcleo de Dança Contemporânea Basirah. Participou do Colaboratório de Dança Brasília 2011 e de oficinas com Luciana Martuchelli, Sérgio Penna, Hino Fernández, Iker Gómez, Fernanda Montenegro, Thierry Trémouroux, Raquel Karro entre outros.
MATEUS FERRARI é músico e ator e estudou violoncelo na EMB, balé clássico no Studio de Balé Priscilla Torres. É professor de música no CECAN desde 2005. Apresentou-se pela primeira vez na peça "Caim, uma comédia bufonesca" (1994)  e em "Rapeize" com direção de Robson Graia(1996). Desde então tem unido bem as funções de músico e ator em varios espetáculos foi dirigido por Adriano e Fernando Guimarães, Deto Montenegro, Hugo Rodas, Miriam Virna, Ary Para-raios e Marcio Menezes. Foi diretor, ator e autor dos “Beethoven e  Amadeus Mozart" apresentados as escolas nos anos de 2005 e 2006.
TATI RAMOS é bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Já trabalhou com diversos autores e diretores teatrais. Apresentou espetáculos no exterior e continuamente participa de cursos em sua área. Atua  também em cinema e publicidade. É contadora de histórias e escreve peças e livros infantis, tendo seu primeiro livro publicado com apenas 11 anos de idade. Ministra oficinas de teatro e participa de projetos socioeducativos.

Dias e Horários disponíveis
          28/10 – 08:45h, 10h e 14:40h
          29/10 – 08:45h, 10h e 14:30h
          31/10 – 08:45h
          01/11 – 08:45h , 10h e 16h
Local: Teatro do Clube do Exército
Duração: 65min
Indicação: Ensino Médio
Valor: R$12,00 sem condução
 *OS  DIAS E HORÁRIOS PODEM SOFRER ALTERAÇÕES