ESPETÁCULO
INTRODUÇÃO
O espetáculo PAS(SEI) é destinado aos alunos do ensino médio. Trata-se de uma
montagem cênica realizada a partir das obras
dramáticas do Programa de Avaliação Seriada - PAS 1, 2 e 3 da UNB -
Universidade de Brasília.
As
principais obras literárias são:
·
PAS
1 – Antígona
de Sófocles
·
PAS
2 – Otelo,
o mouro de Veneza de William Shakespeare
·
PAS
3 – Campeões
do Mundo de Dias Gomes
JUSTIFICATIVA
Por quase não haver oferta de produtos
culturais que tratem das obras referências do PAS.
O espetáculo tem como objetivo
facilitar o acesso dos estudantes ao conteúdo programático determinado no PAS, e por desdobramento aos conteúdos
do ENEM – Exame Nacional de Ensino
Médio e dos vestibulares. A proposta é oportunizar para os estudantes o acesso
ao espetáculo PAS(SEI) e assim complementar a ação pedagógica desenvolvida em
sala de aula.
Além
das características fundamentais para o entendimento do conteúdo programático
das Artes Cênicas, o espetáculo tem uma encenação concebida a partir de uma
forma teatral aberta, uma forma
poética que estabelece a leitura relacional e o diálogo entre todos os
envolvidos no jogo cênico (atores e público). Deste modo o aluno participa
ativamente do espetáculo e dialoga com os atores durante o espetáculo tornando
a experiência mais rica e estimulante. Para fortalecer este relacionamento
entre atores e plateia, será levado em conta o perfil do público, que vive
momentos de grandes transformações individuais e sociais e as implicações que
isto acarreta.
APRESENTAÇÃO
As obras literárias listadas no
PAS abordam diversos assuntos que
envolvem aspectos existenciais, éticos e afetivos que devem ser vistos no
contexto da adolescência, fase que traz uma série de transformações anatômicas,
fisiológicas e psicológicas com repercussão na forma de se perceber uma nova
constituição comportamental. Assim, o espetáculo PAS(SEI) propõe um
‘passeio’ pelas obras com o foco orientado para o diálogo com os jovens sobre a
qualidade e o contexto das relações na adolescência e das práticas cotidianas
ligadas à sociedade.
A montagem do espetáculo PAS(SEI)
leva em consideração as características do teatro grego, do teatro medieval
religioso, do teatro inglês/elisabetano, do teatro épico e do teatro moderno
brasileiro. Além destes aspectos relacionados a estes períodos, a montagem
ainda utiliza a linguagem do circo, da música e da dança.
AS OBRAS LITERÁRIAS
Antígona
A obra Antígona de Sófocles é uma
referência para compreender o homem contemporâneo a partir das referências da tragédia grega que demarcou o processo
civilizatório do mundo ocidental, o que era ser ‘cidadão’ do século V a.C. e o que é ser cidadão do século XXI.
Podemos perceber certo despertar para as questões que envolvem o estar no mundo
e ao mesmo tempo as questões que envolvem o si mesmo. Portanto, a partir desta
obra, pode-se mostrar que o homem contemporâneo é plenamente responsável pelos seus próprios atos na
interlocução com o outro e na sua relação política com a cidade.
Otelo, o mouro de
Veneza
Já a obra Otelo, o mouro de Veneza
nos permite extrapolar os conceitos a partir do conhecimento e da ignorância sobre fatos que nos diz respeito.
Shakespeare, do mesmo modo que Machado de Assis, explora o universo entre o mundo da aparência e o mundo oculto, e
assim expõem as fraquezas humanas. O que sabemos? O que ignoramos? É preciso
conhecer todas as coisas? Como é possível uma pessoa afetar a vida de uma outra
a partir dos seus pontos fracos? Como explorar a vulnerabilidade humana? Como
recontar as velhas histórias de amor e traição? Como podemos repensar a honra e
a fidelidade nos dias atuais? A obra Otelo é um convite a um mergulho no universo da psicologia e do
indivíduo.
Campeões do Mundo
Neste contexto, vários grupos
levantaram a voz contra a mão pesada dos militares: o Arena, o Oficina, o
Opinião, entre outros. Em 1980, logo após a Anistia permitir a volta dos
exilados políticos, o dramaturgo Dias Gomes fez um panorama dos anos da
ditadura no nosso país. A partir de um fato, o sequestro de um embaixador, ele
faz uma análise do comportamento político dos brasileiros. Neste caso, vale a
pena fazer a reflexão sobre como o
teatro pode ser um veículo de protesto e transformação cultural. A peça Campeões
do Mundo é uma obra que tem estrutura épica e apresenta a relação dos indivíduos com os poderes
constituídos.
OBRAS MUSICAIS E CINEMATOGRÁFICAS
Além das obras literárias, o espetáculo utiliza de modo efetivo,
as músicas e os filmes que fazem
parte das referências do PAS.
Obras musicais:
- A Ópera do Malandro de Chico Buarque; "Uma canção
desnaturada", "Palavra de mulher", "Aquela
mulher", e "Las muchachas de Copacabana"
- Subida
do Morro de
Moreira da Silva
- Você
não soube me amar
da Blitz
- Quereres de Caetano Veloso
- Billie
Jean de Michael
Jackson
- Matança, de Jatobá, cantada por Xangai
- Fado
Tropical de
Chico Buarque
- Brasil
com P de GOG
- Primavera
de Vivaldi
- Vida
Loka Parte II de
Racionais MC
- Camaro
Amarelo de
Munhoz e Mariano
- Cuitelinho
(domínio
público) na versão de Pena Branca e Xavantinho
- I
Ching de Uakti
- Choros
10 – Rasga coração
de Villa-Lobos
- Kyrie
Missa Papae Marcelli
de Palestrina
- Infortúnio
de Arrigo
Barnabé; Manifestações culturais
populares dos festejos de Congada e Catira do Centro Oeste; entre
outras referências.
A partir de filmes que estabelecem uma comunicação típica com os
adolescentes, podemos observar alguns questionamentos que os jovens fazem das
situações-limite existenciais pelas quais passam as personagens nos filmes:
- Atlântico
negro na rota dos Orixás
de Renato Barbieri
- Pro
dia nascer feliz
de João Jardim
- Encontro
com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de cá de Silvio Tendler
- Nós
que aqui estamos por vós esperamos de Marcelo
Masagão
- Estamira
de Marcos Prado
- Quem
são eles? (Índios no Brasil)
do Ministério da Educação
- Quanto
vale ou é por quilo
de Sérgio Bianchi
- Invasores
ou excluídos de
Cesar Mendes e Dulcídio Siqueira e Universidade de Brasília.
Direção
Márcio Menezes
é formado em
Interpretação Teatral pelo CEN/IdA/UnB e Mestre em Teatro, Drama e Educação
pela Universidade de Brasília onde defendeu a dissertação Dramaturgia Aberta – Dispositivo Abertura e Participação.
Fundou
a Cooperativa Brasiliense de Teatro e coordenou o projeto Teatro em Movimento
de 2003 a 2007, cujo objetivo era fomentar a circulação de espetáculos teatrais
nas cidades do DF e Entorno e, simultaneamente, oferecer oficinas montagens
gratuitamente para as comunidades que recebiam a circulação.
É
professor de Artes Cênicas no ensino médio desde 2003. È diretor, ator e
professor e atua profissionalmente na área de teatro-educação desde 1995, com
destaque para os projetos realizados pela Cia. Piramundo (1997/2005):
•
programa
de Educação de Trânsito do Detran-DF, realizado entre os anos de 1995 a 1998.
Neste período foram desenvolvidos três espetáculos para as seguintes faixas
etárias: de 4 a 8 anos (Uni-duni-tê o agente é você), de 8 a 12 anos (Quem viu
a via?) e de 12 a 18 anos (Rock Colisão Show).
•
projeto
Museu Vivo da CAIXA, realizado de 1999 a 2001, com o objetivo de transmitir e
divulgar os serviços que o banco oferece à população através do espetáculo
Caixa de Surpresas. A partir de uma visão histórica da instituição, do país e
da nossa música popular o projeto promovia a visitação dos estudantes do ensino
médio e fundamental ao museu da CAIXA;
•
projeto
O auto do julgamento: a chegada de Marculino ao Purgatório realizado em
parceria com o Ministério da Saúde - Coordenação Nacional de DST/Aids entre os
anos de 2002 a 2005 com o objetivo de promover saúde sexual preventiva entre os
jovens do ensino médio.
A
partir de 2005, Márcio Menezes dedica-se a aprofundar a pesquisa sobre a
Dramaturgia Aberta. Desde então, contou com o fundamental apoio dos seguintes
coletivos teatrais:
•
Cia.
Italiana de Teatro Ladrão (2005/2012)
•
Andaime
Cia de Teatro (2008/2012)
•
Teatro
Tombado (2011/2012)
•
Grupo
dos Homens (2006/2009)
Atualmente
a Dramaturgia Aberta é o diferencial do seu trabalho artístico, sendo os
resultados mais expressivos as montagens dos espetáculos:
•
Para onde vão os trens?
•
Serpentes Que Fumam
•
Viração
•
Casa de Bonecas – servido por homens
•
Com que roupa?
Elenco
ABAETÊ QUEIROZ é fundador e professor da Oficina Circo Íntimo, fundada em 2001. Iniciou
sua carreira em 1995 e já trabalhou com inúmeros diretores e atores da cidade,
dentre eles Hugo Rodas, Humberto Pedrancini e a Cia de Comédia Os Melhores do
Mundo. No seu currículo já constam mais de 40 espetáculos como ator e diretor,
mais de 50 como iluminador, mais de 30 propagandas publicitários, 5 filmes
longa metragem e algumas participações na Rede Globo.
ANDRÉ
REIS iniciou
sua carreira em 2001. Já trabalhou com inúmeros diretores e atores da cidade,
dentre eles Os irmão Guimarães, Humberto Pedrancini e a companhia Hierofante
cia de teatro. No seu curriculo já constam mais de 50 espetáculos como ator e
coreografo.São quatrolonga- metragens e quatro curta - metragens. Viajou
para África, New York, Milão e Huesca, todos em festivais apresentando
espetáculos e filmes.
EDU MORAES
ator e músico. Sua carreira teve início em 1995 nos musicais de Deto e
Oswaldo Montenegro. Daquela época até hoje são 20 espetáculos teatrais, 14
filmes incluindo Billy Big de Zé
Eduardo Belmonte e Somos Tão Jovens de
Antonio Carlos Fontoura e mais de 40 campanhas publicitarias. Participou de
produtos da Central Globo de Produções. Foi premiado nos festivais: 1998, Sesc
Esquete Show melhor cena com o Grupo Anônimos da Silva, 2005 melhor ator no
Festival de Curtas Taguari e Festival de Curtas de Juiz de fora com o filme Sequestramos Algusto Cesar, 2008 melhor
ator coadjuvante no Cine PE com filme Simples
Mortais de Mauro Giuntini.
JULIANA
DRUMMOND, 36 anos é atriz profissional há 18 anos. Começou sua
carreira com o teatro musical de Oswaldo e Deto Montenegro trabalhando para
eles durante 8 anos. No teatro possui um repertório extenso de montagens e
muitas delas com grandes nomes como Cauã Reymond, Andréa Veiga, Juliano
Cazarré, Marisol Ribeiro, Virgínia Cavendish, Marat Descartes, Robson Nunes e
Roberto Bomtempo. No cinema trabalhou com os diretores Murilo Salles, Jimi
Figueiredo, André Carvalheira, Bruno Torres, Mauro Giuntini e está rodando seu
4° longa. É apresentadora oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Na televisão já fez mais de 50 campanhas.
LÍVIA
BENNET é atriz
formada pela faculdade de artes Dulcina de Moraes. De 2010 a 2012 fez parte da equipe de
professores de Corpo da mesma. Especializou-se em Educação Física Escolar pela
Faculdade Alvorada. Iniciou sua carreira artística na área de dança em 1989.
Fundou a “Trupe de Argonautas” em 2005 onde atua como atriz, bailarina,
coreógrafa e também diretora. Desde 2000 integra o Núcleo de Dança
Contemporânea Basirah. Participou do Colaboratório de Dança Brasília 2011 e de
oficinas com Luciana Martuchelli, Sérgio Penna, Hino Fernández, Iker Gómez,
Fernanda Montenegro, Thierry Trémouroux, Raquel Karro entre outros.
MATEUS
FERRARI é músico e
ator e estudou violoncelo na EMB, balé clássico no Studio de Balé
Priscilla Torres. É professor de música no CECAN desde 2005. Apresentou-se pela
primeira vez na peça "Caim, uma comédia bufonesca" (1994) e em
"Rapeize" com direção de Robson Graia(1996). Desde então tem unido
bem as funções de músico e ator em varios espetáculos foi dirigido por
Adriano e Fernando Guimarães, Deto Montenegro, Hugo Rodas, Miriam Virna, Ary
Para-raios e Marcio Menezes. Foi diretor, ator e autor dos “Beethoven e Amadeus Mozart" apresentados as escolas nos anos de 2005 e
2006.
TATI
RAMOS é bacharel em
Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Já trabalhou com
diversos autores e diretores teatrais. Apresentou espetáculos no exterior e
continuamente participa de cursos em sua área. Atua também em cinema e publicidade. É contadora
de histórias e escreve peças e livros infantis, tendo seu primeiro livro
publicado com apenas 11 anos de idade. Ministra oficinas de teatro e participa
de projetos socioeducativos.
Dias e Horários disponíveis
28/10 – 08:45h, 10h e 14:40h
29/10 –
08:45h, 10h e 14:30h
31/10 –
08:45h
01/11 –
08:45h , 10h e 16h
Local: Teatro do Clube do Exército
Duração: 65min
Indicação: Ensino Médio
Valor: R$12,00 sem condução
*OS DIAS E HORÁRIOS PODEM SOFRER ALTERAÇÕES
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