GDF-SEEDF-DRET
CENTRO EDUCACIONAL 04 DE TAGUATINGA
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Orientadoras Educacionais:
Edna Mara P. A. Almeida
Márcia Forechi Crispin
Fique por dentro!
PAS – Programa de Avaliação Seriada
O que é o PAS?
O Programa
de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) foi criado
em 1995 como uma alternativa ao vestibular tradicional, para
selecionar, de maneira sistemática e gradativa, futuros estudantes da
UnB. Seu alicerce é a integração da educação básica com a superior,
visando à melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis. O
processo seletivo é realizado em três etapas, avaliando, ao final de
cada ano letivo, apenas alunos matriculados no ensino médio. A média
das três notas obtidas resulta na classificação dos candidatos
Quem pode participar do programa?
Todos
os alunos matriculados no ensino médio regular de três ou quatro anos.
O processo seletivo é realizado em três etapas, sempre no final de cada
ano letivo. Quem perde a 1ª etapa, no entanto, ainda pode participar das 2ª e 3ª etapas.
Em que momento o aluno opta pelo curso de graduação a que deseja concorrer?
A opção pelo curso de graduação é feita somente na 3ª e última etapa do programa, por isso não há relação candidato/vaga nas duas primeiras etapas.
O aluno que perdeu a 1ª etapa pode participar do PAS normalmente?
Sim.
O candidato que perde a 1ª etapa pode fazer as duas seguintes, mas ele
ficará com nota zero na primeira, que tem peso 1. A 2ª etapa (peso 2) e
a 3ª etapa (peso 3), por sua vez, são obrigatórias.
Como as provas são estruturadas?
A
prova de conhecimentos de cada etapa é elaborada de acordo com a matriz
de objetos de avaliação da etapa, vale 100 (cem) pontos e é dividida em
duas partes. A parte 1 compreende questões
de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês), de acordo com a
escolha do candidato. A parte 2 tem questões de Artes Cênicas, Artes
Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua
Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música,
Química e Sociologia. A prova de redação será realizada nas três etapas.
A
redação terá caráter classificatório tanto no vestibular tradicional ou
no PAS. No vestibular a redação corresponderá a 10% da nota final e os
candidatos que não atingirem 40% serão eliminados. Já no PAS a redação
valerá 10% em cada etapa.
ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio
O Exame completou treze anos de vida em 2011,
firmado como a maior avaliação do gênero da América Latina e uma das
maiores do mundo. A prova é avaliativa do desempenho dos estudantes que
concluíram o ensino médio no ano da prova ou em anos anteriores. Desde
que foi criado, em 1998, até hoje, o número de participantes do Enem
aumenta gradativamente e, com isso, o reconhecimento do exame como
importante ferramenta avaliativa também cresce.
Podem participar concluintes do ensino médio em anos anteriores e os que não tenham concluído e querem se certificar.
Final do ensino médio,
hora de escolher faculdade, curso, profissão. Nessas horas dá aquele
desespero e é preciso ter cuidado para não se precipitar e fazer escolhas erradas.
O principal objetivo do Enem é essa avaliação das habilidades e competências dos estudantes, mas um ponto importante talvez seja a sua diferença das provas comuns de vestibular: a
prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do
candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais
demonstrações de sua capacidade de “como fazer”, colocar em prática os
conhecimentos adquiridos nos anos de ensino médio. Ao contrário do
“decoreba” comum dos vestibulares, a prova do Enem faz com que o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou.
A prova
Será fundamentada em cinco eixos cognitivos: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação, elaborar propostas. Serão quatro provas objetivas, com 45 questões de cada área de conhecimento, mais redação com texto dissertativo sobre um tema da atualidade.
Em Linguagem, Códigos e suas Tecnologias serão cobrados conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira moderna (inglês e espanhol, que são exigidas desde 2010).
Em Ciências Humanas e suas Tecnologias serão cobrados conhecimentos de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias abordará questões de Biologia, Física e Química.
Matemática e suas Tecnologias trará questões de Álgebra e Geometria.
Atenção! Analise as edições anteriores que estão sempre disponíveis na página do Inep/MEC.
ProUni
O
Enem foi estruturado a partir dos conceitos presentes na atual Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, que reformulou o ensino
médio no Brasil, tornando-o etapa conclusiva da educação básica e porta
de entrada para a educação superior no Brasil.
Outra vantagem do Exame é que mais de 600 instituições de ensino superior
(IES) pelo Brasil utilizam seus resultados como complementação de seus
processos seletivos (algumas até substituem o vestibular pelo Enem como
processo seletivo), o que acaba sendo um atrativo a mais para os
estudantes participarem do Enem.
Além disso, outro grande incentivo é o ProUni (Programa Universidade para Todos), que ajudou a popularizar o Enem desde que foi implantado,
em 2005. O ProUni é um sistema de benefício aos estudantes de baixa
renda que não têm condição de pagar uma faculdade particular. Em 2010,
o programa ofereceu 85.155 bolsas.
O programa distribui três tipos de bolsa: a bolsa integral, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; a bolsa parcial de 50% para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;
e a bolsa de 25% para estudantes que possuam renda familiar, por
pessoa, de até três salários mínimos, concedidas somente para cursos
com mensalidade de até R$ 200,00.
brasilescola.com/enem/enem-
prouni.htm;http://prouni-
inscricao.mec.gov.br/prouni/
Programa Bolsa Universitária
É um programa do GDF que oferece bolsas de estudo a alunos sem condições de custear a sua formação superior. Podem participar estudantes que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e possuam renda familiar per capita de até três salários mínimos, sem limite de idade.
O aluno deverá se inscrever no programa no período a ser divulgado.
Após a inscrição será feita a análise de documentos pela equipe do Programa Bolsa Universitária.
O
candidato que atender aos critérios exigidos receberá um comprovante
que dará direito a isenção de taxa de inscrição do processo seletivo da
faculdade.
Os alunos que tiverem o melhor desempenho no processo seletivo terão 70% do valor da mensalidade pago (50% pelo governo e 20% pela faculdade).
Em troca, o aluno terá que prestar serviços num total de quatro horas semanais em atividades a serem definidas pelo GDF, recebendo para isso o vale-transporte.
Para mais informações: Av. W3-Norte 515, Ed. Banco do Brasil – 3º andar – sala 305. Telefone: (61) 3348-3535 ou no 0800 648 3535.
FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior
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Telefone: 0800 576 0101
A ESCOLHA DA PROFISSÃO
A
psicóloga Flávia Martins destaca a importância de uma escolha
consciente e bem elaborada a fim de evitar uma frustração futura. “As
vezes, o adolescente entra
num curso por escolhas de terceiros, o que gera expectativas erradas”.
Na hora de decidir a carreira, é preciso adequar a profissão a questões
como personalidade, aptidões e habilidades.
“Quando as funções da profissão se encaixam com as características da pessoa, ela fará uma escolha feliz”.
Salienta a psicóloga. Portanto, diz, não é preciso ficar apenas voltado
para a condição de entrar logo no mercado de trabalho e ter altos salários. Nesta fase de dúvidas, é interessante ler sobre profissões, conversar com profissionais, saber como é o dia a dia, conhecer especialidades, ver as perspectivas para o futuro, visitar universidades que oferecem o curso. Uma boa opção para ajudar na escolha é o teste vocacional,
que traz a consciência das habilidades, das aptidões e da personalidade
do estudante. Junto a isso, o orientador faz um casamento dos interesses e das características da pessoa com as profissões em que se encaixaria.
HORÁRIO DE ESTUDO
O
relógio é um dos maiores aliados dos vestibulandos. É preciso ficar de
olho nos ponteiros e aproveitar o horário de estudo da melhor maneira
possível, com muita disciplina. A dica do coordenador pedagógico do curso Sentido Único, Jessé James, é estudar de segunda a sábado, sempre em períodos de 50 minutos e descanso por 10 minutos – alternando exatas e humanas. Se você é disperso, não saia do local de estudos. Mexa o corpo e estique braços e pernas. Se sua concentração é boa, use os 10 minutos para andar, ver TV ou ouvir música. Mas não ultrapasse esse tempo.
Para
cursos mais concorridos, o ideal é estudar, em média, oito horas por
dia. Se tiver aulas pela manhã, descanse por meia hora após o almoço e
foque nos livros. Divida os estudos em dois blocos: antes e depois do
jantar. Estude até o momento em que
seu corpo se sentir cansado. As tão recomendadas atividades físicas
podem ficar entre os blocos de estudo. Uma hora de exercícios três
vezes por semana é o suficiente. No domingo, o conselho é acordar mais tarde, diminuir o ritmo de estudos e ler os livros recomendados para a prova.
Os
cursos de média e baixa concorrência demandam quatro horas diárias de
estudos – duas para exatas e duas para humanas. Deixe mais tempo para
as matérias que têm mais peso na área escolhida.
ORGANIZAÇÃO
No
caso de vestibulandos, a criação de uma planilha é mesmo o primeiro
passo para a organização. Liste tudo o que você precisa estudar em uma
semana: exercícios, capítulos e páginas dos livros. Comece a distribuir
as atividades ao longo dos dias e não ultrapasse a duração de duas
horas por atividade, senão você pode sair do foco e ficar impaciente.
Deixe um intervalo de 15 a 20 minutos para relaxar, e em seguida retorne para continuar o estudo de outra matéria. A dica é
de Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e
produtividade. A planilha, diz ele, também deve ter atividades físicas,
de duas a três vezes por semana. Um ponto relevante: tenha
flexibilidade até na hora de planejar. Não fique bitolado. Tenha controle do planejamento e não deixe o planejamento controlar você.
DICAS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
A
ansiedade sempre vai existir, destaca Marcelo Lasneaux, diretor
pedagógico do pré-vestibular Galois, mas é menor quando o aluno domina
o conteúdo. “Quando começar a ler a prova e perceber que o conteúdo é
familiar, a ansiedade vai reduzir”, comenta. Com a prova na mão,
respire fundo e faça o seu melhor. No caso das provas da UnB, marque só o que tiver certeza. Nas primeiras horas você consegue rastrear todas os
itens fáceis. No restante do período gaste o tempo nos outros itens,
garantindo os pontos certos. “Quando você passa mais de um minuto no
item é porque não é fácil. Melhor deixá-lo para trás e voltar na
segunda parte da prova”, observa. O diretor salienta que não há
necessidade de gastar 10 a 15 minutos em uma questão. Isso gasta sua
energia, que pode ser usada para outros itens.
O aluno deve chegar no dia da prova sabendo quanto precisa tirar. Dessa forma, não precisa ir muito além do necessário. “Como
um item errado anula um certo, o aluno acaba não fazendo os pontos que
precisa porque teve taxa de erro alta – e poderia ter evitado esse
contratempo”, analisa Lasneaux.
LER BASTANTE
Ler, ler e ler! Eis o caminho do sucesso para quem quer se dar bem em provas interdisciplinares. Os candidatos a vagas em instituições federais e estaduais devem estimular o cérebro para o raciocínio e a interpretação textual.
Sugestão de livros:
- Vestido de noiva
- O manifesto comunista
- Saber cuidar
- Os cem melhores contos brasileiros do século
- Os cem melhores poemas brasileiros do século
Sugestão de sites:
pdtl2/sub.php?0p=redacao/index
Sugestão de filmes e peças:
- Documentários/entrevistas
relacionados a autores diversos. Por exemplo: Euclides da Cunha, Carlos
Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Ferreira
Gullar, Mário Quintana
- Memórias póstumas de Brás Cubas
- Guerra dos Canudos
- Macunaíma
- Vidas secas
- A hora da estrela
- Grande Sertão: Veredas
10 ERROS QUE SIGNIFICAM ESTRATÉGIAS ERRADAS E IMPRODUTIVAS
(Augusto Severo e Antônio Sanches – do curso Exatas)
1- Estudar só o que gosta. Se você não estuda as outras matérias não vai aprendê-las e vai se prejudicar na hora da prova;
2- Depois de uma hora e meia na mesma disciplina, você não aprende mais nada. O ideal é alternar exatas e humanas e focar no que mais tem dificuldade;
3- Negligenciar as matérias de humanas. Um dos maiores índices de erro nas provas da UnB ocorre justamente nesta área. Frequente as aulas de História, Geografia, língua estrangeira, Sociologia, Filosofia e Artes;
4- Sair para a balada na sexta e matar aula de sábado. Perder uma aula do cursinho é uma furada. O conteúdo de um dia representa várias aulas do ensino médio.
5- Ficar ligado na TV ou ouvir música enquanto estuda. Isso atrapalha a concentração. Deixe-as para depois do estudo;
6- Perder
tempo na Internet fuçando no Orkut ou conversando no MSN. Sem perceber,
você pode passar horas na frente do computador e desperdiçar tempo de estudo;
7- Não deixe de frequentar monitorias. Se você tem esse benefício, aproveite para tirar todas as dúvidas;
8- Desprezar o treinamento para redação. O recomendado é escrever, no mínimo, sete redações por semestre;
9- Não ler jornais e revistas semanais. A leitura ajuda você a ficar antenado e desenvolver a interpretação de textos e a escrita;
10- Começar a estudar um mês antes da prova ou na véspera. Você não terá nenhuma chance!
FONTE:
Sites citados no texto; Guia Vestibular, PAS e Enem de A a Z – encarte Correio Braziliense, 1º de março de 2010 (ano II, nº 15).