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quinta-feira, 16 de agosto de 2012

GUIA DO ESTUDANTE - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

GDF-SEEDF-DRET
CENTRO EDUCACIONAL 04 DE TAGUATINGA
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
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                                                           Orientadoras Educacionais:
Edna Mara P. A. Almeida
Márcia Forechi Crispin

Fique por dentro!

PAS – Programa de Avaliação Seriada

  O que é o PAS?

O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) foi criado em 1995 como uma alternativa ao vestibular tradicional, para selecionar, de maneira sistemática e gradativa, futuros estudantes da UnB. Seu alicerce é a integração da educação básica com a superior, visando à melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis. O processo seletivo é realizado em três etapas, avaliando, ao final de cada ano letivo, apenas alunos matriculados no ensino médio. A média das três notas obtidas resulta na classificação dos candidatos

  Quem pode participar do programa?

Todos os alunos matriculados no ensino médio regular de três ou quatro anos. O processo seletivo é realizado em três etapas, sempre no final de cada ano letivo. Quem perde a 1ª etapa, no entanto, ainda pode participar das 2ª e 3ª etapas.

  Em que momento o aluno opta pelo curso de graduação a que deseja concorrer?

A opção pelo curso de graduação é feita somente na 3ª e última etapa do programa, por isso não há relação candidato/vaga nas duas primeiras etapas.

  O aluno que perdeu a 1ª etapa pode participar do PAS normalmente?

Sim. O candidato que perde a 1ª etapa pode fazer as duas seguintes, mas ele ficará com nota zero na primeira, que tem peso 1. A 2ª etapa (peso 2) e a 3ª etapa (peso 3), por sua vez, são obrigatórias.

  Como as provas são estruturadas?

A prova de conhecimentos de cada etapa é elaborada de acordo com a matriz de objetos de avaliação da etapa, vale 100 (cem) pontos e é dividida em duas partes. A parte 1 compreende questões de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês), de acordo com a escolha do candidato. A parte 2 tem questões de Artes Cênicas, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música, Química e Sociologia. A prova de redação será realizada nas três etapas.

              A redação terá caráter classificatório tanto no vestibular tradicional ou no PAS. No vestibular a redação corresponderá a 10% da nota final e os candidatos que não atingirem 40% serão eliminados. Já no PAS a redação valerá 10% em cada etapa.


ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame completou treze anos de vida em 2011, firmado como a maior avaliação do gênero da América Latina e uma das maiores do mundo. A prova é avaliativa do desempenho dos estudantes que concluíram o ensino médio no ano da prova ou em anos anteriores. Desde que foi criado, em 1998, até hoje, o número de participantes do Enem aumenta gradativamente e, com isso, o reconhecimento do exame como importante ferramenta avaliativa também cresce.
Podem participar concluintes do ensino médio em anos anteriores e os que não tenham concluído e querem se certificar.
Final do ensino médio, hora de escolher faculdade, curso, profissão. Nessas horas dá aquele desespero e é preciso ter cuidado para não se precipitar e fazer escolhas erradas.
O principal objetivo do Enem é essa avaliação das habilidades e competências dos estudantes, mas um ponto importante talvez seja a sua diferença das provas comuns de vestibular: a prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade de “como fazer”, colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos anos de ensino médio. Ao contrário do “decoreba” comum dos vestibulares, a prova do Enem faz com que o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou.
 
A prova

Será fundamentada em cinco eixos cognitivos: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação, elaborar propostas. Serão quatro provas objetivas, com 45 questões de cada área de conhecimento, mais redação com texto dissertativo sobre um tema da atualidade.
Em Linguagem, Códigos e suas Tecnologias serão cobrados conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira moderna (inglês e espanhol, que são exigidas desde 2010).
Em Ciências Humanas e suas Tecnologias serão cobrados conhecimentos de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias abordará questões de Biologia, Física e Química.
Matemática e suas Tecnologias trará questões de Álgebra e Geometria.

Atenção! Analise as edições anteriores que estão sempre disponíveis na página do Inep/MEC.

ProUni

O Enem foi estruturado a partir dos conceitos presentes na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, que reformulou o ensino médio no Brasil, tornando-o etapa conclusiva da educação básica e porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Outra vantagem do Exame é que mais de 600 instituições de ensino superior (IES) pelo Brasil utilizam seus resultados como complementação de seus processos seletivos (algumas até substituem o vestibular pelo Enem como processo seletivo), o que acaba sendo um atrativo a mais para os estudantes participarem do Enem.
Além disso, outro grande incentivo é o ProUni (Programa Universidade para Todos), que ajudou a popularizar o Enem desde que foi implantado, em 2005. O ProUni é um sistema de benefício aos estudantes de baixa renda que não têm condição de pagar uma faculdade particular. Em 2010, o programa ofereceu 85.155 bolsas.
O programa distribui três tipos de bolsa: a bolsa integral, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; a bolsa parcial de 50% para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; e a bolsa de 25% para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos, concedidas somente para cursos com mensalidade de até R$ 200,00.

brasilescola.com/enem/enem-


prouni.htm;http://prouni-

inscricao.mec.gov.br/prouni/

Programa Bolsa Universitária

É um programa do GDF que oferece bolsas de estudo a alunos sem condições de custear a sua formação superior. Podem participar estudantes que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e possuam renda familiar per capita de até três salários mínimos, sem limite de idade.
O aluno deverá se inscrever no programa no período a ser divulgado.
Após a inscrição será feita a análise de documentos pela equipe do Programa Bolsa Universitária.
O candidato que atender aos critérios exigidos receberá um comprovante que dará direito a isenção de taxa de inscrição do processo seletivo da faculdade.
Os alunos que tiverem o melhor desempenho no processo seletivo terão 70% do valor da mensalidade pago (50% pelo governo e 20% pela faculdade).
Em troca, o aluno terá que prestar serviços num total de quatro horas semanais em atividades a serem definidas pelo GDF, recebendo para isso o vale-transporte.
Para mais informações: Av. W3-Norte 515, Ed. Banco do Brasil – 3º andar – sala 305. Telefone: (61) 3348-3535 ou no 0800 648 3535.

FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

                www.portal.mec.gov.br/index.
php

Telefone: 0800 576 0101

A ESCOLHA DA PROFISSÃO


A psicóloga Flávia Martins destaca a importância de uma escolha consciente e bem elaborada a fim de evitar uma frustração futura. “As vezes, o adolescente entra num curso por escolhas de terceiros, o que gera expectativas erradas”. Na hora de decidir a carreira, é preciso adequar a profissão a questões como personalidade, aptidões e habilidades.
“Quando as funções da profissão se encaixam com as características da pessoa, ela fará uma escolha feliz”. Salienta a psicóloga. Portanto, diz, não é preciso ficar apenas voltado para a condição de entrar logo no mercado de trabalho e ter altos salários. Nesta fase de dúvidas, é interessante ler sobre profissões, conversar com profissionais, saber como é o dia a dia, conhecer especialidades, ver as perspectivas para o futuro, visitar universidades que oferecem o curso. Uma boa opção para ajudar na escolha é o teste vocacional, que traz a consciência das habilidades, das aptidões e da personalidade do estudante. Junto a isso, o orientador faz um casamento dos interesses e das características da pessoa com as profissões em que se encaixaria.


HORÁRIO DE ESTUDO


O relógio é um dos maiores aliados dos vestibulandos. É preciso ficar de olho nos ponteiros e aproveitar o horário de estudo da melhor maneira possível, com muita disciplina. A dica do coordenador pedagógico do curso Sentido Único, Jessé James, é estudar de segunda a sábado, sempre em períodos de 50 minutos e descanso por 10 minutos alternando exatas e humanas. Se você é disperso, não saia do local de estudos. Mexa o corpo e estique braços e pernas. Se sua concentração é boa, use os 10 minutos para andar, ver TV ou ouvir música. Mas não ultrapasse esse tempo.
Para cursos mais concorridos, o ideal é estudar, em média, oito horas por dia. Se tiver aulas pela manhã, descanse por meia hora após o almoço e foque nos livros. Divida os estudos em dois blocos: antes e depois do jantar. Estude até o momento em que seu corpo se sentir cansado. As tão recomendadas atividades físicas podem ficar entre os blocos de estudo. Uma hora de exercícios três vezes por semana é o suficiente. No domingo, o conselho é acordar mais tarde, diminuir o ritmo de estudos e ler os livros recomendados para a prova.
Os cursos de média e baixa concorrência demandam quatro horas diárias de estudos – duas para exatas e duas para humanas. Deixe mais tempo para as matérias que têm mais peso na área escolhida.

ORGANIZAÇÃO

No caso de vestibulandos, a criação de uma planilha é mesmo o primeiro passo para a organização. Liste tudo o que você precisa estudar em uma semana: exercícios, capítulos e páginas dos livros. Comece a distribuir as atividades ao longo dos dias e não ultrapasse a duração de duas horas por atividade, senão você pode sair do foco e ficar impaciente. Deixe um intervalo de 15 a 20 minutos para relaxar, e em seguida retorne para continuar o estudo de outra matéria. A dica é de Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade. A planilha, diz ele, também deve ter atividades físicas, de duas a três vezes por semana. Um ponto relevante: tenha flexibilidade até na hora de planejar. Não fique bitolado. Tenha controle do planejamento e não deixe o planejamento controlar você.
Dicas sobre planejamento e administração do tempo no site www.maistempo.com.br.

DICAS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS


A ansiedade sempre vai existir, destaca Marcelo Lasneaux, diretor pedagógico do pré-vestibular Galois, mas é menor quando o aluno domina o conteúdo. “Quando começar a ler a prova e perceber que o conteúdo é familiar, a ansiedade vai reduzir”, comenta. Com a prova na mão, respire fundo e faça o seu melhor. No caso das provas da UnB, marque só o que tiver certeza. Nas primeiras horas você consegue rastrear todas os itens fáceis. No restante do período gaste o tempo nos outros itens, garantindo os pontos certos. “Quando você passa mais de um minuto no item é porque não é fácil. Melhor deixá-lo para trás e voltar na segunda parte da prova”, observa. O diretor salienta que não há necessidade de gastar 10 a 15 minutos em uma questão. Isso gasta sua energia, que pode ser usada para outros itens.
O aluno deve chegar no dia da prova sabendo quanto precisa tirar. Dessa forma, não precisa ir muito além do necessário. Como um item errado anula um certo, o aluno acaba não fazendo os pontos que precisa porque teve taxa de erro alta – e poderia ter evitado esse contratempo”, analisa Lasneaux.


LER BASTANTE


Ler, ler e ler! Eis o caminho do sucesso para quem quer se dar bem em provas interdisciplinares. Os candidatos a vagas em instituições federais e estaduais devem estimular o cérebro para o raciocínio e a interpretação textual.

Sugestão de livros:

  • Vestido de noiva
  • O manifesto comunista
  • Saber cuidar
  • Os cem melhores contos brasileiros do século
  • Os cem melhores poemas brasileiros do século

Sugestão de sites:

pdtl2/sub.php?0p=redacao/index

Sugestão de filmes e peças:

  • Documentários/entrevistas relacionados a autores diversos. Por exemplo: Euclides da Cunha, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Ferreira Gullar, Mário Quintana
  • Memórias póstumas de Brás Cubas
  • Guerra dos Canudos
  • Macunaíma
  • Vidas secas
  • A hora da estrela
  • Grande Sertão: Veredas


10 ERROS QUE SIGNIFICAM ESTRATÉGIAS ERRADAS E IMPRODUTIVAS
(Augusto Severo e Antônio Sanches – do curso Exatas)

             
1-  Estudar só o que gosta. Se você não estuda as outras matérias não vai aprendê-las e vai se prejudicar na hora da prova;
2-  Depois de uma hora e meia na mesma disciplina, você não aprende mais nada. O ideal é alternar exatas e humanas e focar no que mais tem dificuldade;
3-  Negligenciar as matérias de humanas. Um dos maiores índices de erro nas provas da UnB ocorre justamente nesta área. Frequente as aulas de História, Geografia, língua estrangeira, Sociologia, Filosofia e Artes;
4-  Sair para a balada na sexta e matar aula de sábado. Perder uma aula do cursinho é uma furada. O conteúdo de um dia representa várias aulas do ensino médio.
5-  Ficar ligado na TV ou ouvir música enquanto estuda. Isso atrapalha a concentração. Deixe-as para depois do estudo;
6-  Perder tempo na Internet fuçando no Orkut ou conversando no MSN. Sem perceber, você pode passar horas na frente do computador e desperdiçar tempo de estudo;
7-  Não deixe de frequentar monitorias. Se você tem esse benefício, aproveite para tirar todas as dúvidas;
8-  Desprezar o treinamento para redação. O recomendado é escrever, no mínimo, sete redações por semestre;
9-  Não ler jornais e revistas semanais. A leitura ajuda você a ficar antenado e desenvolver a interpretação de textos e a escrita;
10- Começar a estudar um mês antes da prova ou na véspera. Você não terá nenhuma chance!

FONTE:
Sites citados no texto; Guia Vestibular, PAS e Enem de A a Z – encarte Correio Braziliense, 1º de março de 2010 (ano II, nº 15).

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